SAUDAÇÕES AO 1º ENOPES

A ocorrência do 1º ENOPES permitiu reunir resolutos(as) militantes que cotidianamente trabalham por um presente e um futuro de justiça e liberdade ao povo trabalhador. Ainda assim, importantes organizações e militantes não puderam se fazer presentes. Convictos de estarmos unidos na luta de nossa gente, reproduzimos as Saudações destas delegações:

—————————————————————————–

Meu nome é D., membro do coletivo “TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR”, um pequeno grupo político aqui na cidade de São Luís, Maranhão. Site: [https://www.facebook.com/coletivotudo].

Infelizmente, não enviaremos ninguém ao Rio de Janeiro para o ENOPE.

Em nome do nosso coletivo “TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR”, quero saudar o encontro!
D.,
Saudações classistas!

—————————————————————————–

Como proletarios revolucionarios mandamos el siguiente saludo a su importante Encuentro:

Camaradas del 1er ENOPES,

Como hermanos de clase y compañeros revolucionarios, estamos atentos a los importantes hechos que se están desarrollando en el Brasil, donde los estudiantes, pobladores, trabajadores y campesinos clasistas y combativos están marcando la vanguardia del reforjamiento de un movimiento obrero revolucionario, que supere las limitaciones de socialdemócratas y reformistas, y que vuelva a poner en el centro del conflicto de clases la firme convicción en los sectores explotados y oprimidos de avanzar a nuestra liberación como clase, destruyendo al Capitalismo y al Estado.

Desde México mandamos un saludo afectivo y combativo a nuestras hermanas y hermanos brasileños, y esperamos con ellos resultados muy positivos para lucha revolucionaria.

Por la reconstrucción del sindicalismo revolucionario!
Por una Tendencia Clasista e Internacionalista!
Por la solidaridad y la lucha de la clase trabajadora!
A luchar y a vencer!
Trabajadores clasista y revolucionarios desde Monterrey, México
¡Luchar, Vencer, Obreros al Poder!
—————————————————————————–

SAUDAÇÕES CAMARADAS DO ENOPES!

DESDE RIO GRANDE-RS, EXTREMO SUL DO BRASIL.

Enviamos saudações à iniciativa do evento, lamentamos não estarmos participando.

Falamos como professores da rede pública estadual de educação. Este ano atuamos ativamente na greve que durou três semanas. Diferentemente da maioria das regiões do estado, no nosso núcleo regional a greve foi bastante forte e com ótimo apoio e participação da comunidade.

Em nossa avaliação, também compartilhada por muitos colegas, esta greve apesar da pouca adesão (nos números oficiais, em torno de 4%), inclusive de muitos diretores de núcleos, ganhou força pelo considerável número de novos profissionais na rede. Mas acima de tudo pela forma que foram organizadas as diversas atividades.

Vimos manifestações espontâneas de estudantes apoiando professores, reivindicando participações nas tomadas de decisões que dizem respeito à educação, ações que partiram de professores organizados em escolas de periferias, diversas e criativas atividades de rua.

A greve chegou ao fim sem ganhos e de forma vertical. Evidenciou-se uma disputa partidária no sindicato que colocou interesses políticos acima da categoria, traindo toda a classe dos professores e desestimulando ainda mais a luta de uma categoria que está desacreditada e desvalorizada.

Diante desse quadro, percebemos a importância de iniciativas de organizações apartidárias e autônomas de trabalhadores, estudantes e de movimentos populares.  E da construção de oposições a este modelo representativo do atual sindicalismo de estado.

E que a nossa luta seja pela maior valorização dos trabalhadores frente a este modelo neoliberal que reduz os indivíduos a números, e por melhores condições de vida, respeito aos direitos historicamente conquistados e liberdade.

Outros camaradas do sul gostariam de se somar a este encontro, mas neste momento não foi possível. Mesmo assim, nos dispomos a apoiar um evento futuro na região sul.

UM BOM ENCONTRO A TODXS!

ATT,

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL – RS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s